quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Secre01 desliga repentinamente sozinho....

Já vi esta queixa antes, mas não neste micro. Vamos ver o que pode ser feito.

Procurando ajustar os itens de configuração para a performance.

Memória Virtual. Ajuste do tamanho da memória virtual para o mesmo tamanho de inicial e máximo, procurando evitar a desfragmentação do disco.


Driver de Video VGA - Está alarmado na lista de dispositivos. Será que temos um novo driver para esta máquina no site do fornecedor (Itautec)? Modelo InfoWay ST 2141 W SVr 2003(9) S/N 129.101.000.031. Baixando o driver do site do fabricante. Instalado o driver a alarme neste dispositivo sumiu.

Atualização Automática do Windows. Observando os logs de eventos, percebi alguns alertas sobre a atualização automática do Windows. Desliguei este recurso no Painel de Controle, Controle de Segurança.

Check Disk. Para certificar que o disco não está falhando, comandei a limpeza do disco e a verificação. A desfragmentação também foi incluida no processo. Porque este processo é tão lento? Alguns arquivos não estão acessíveis. Porque?

Superaquecimento. Para evitar o superaquecimento dos componentes orientei para manter as ventilações sempre livres. Será que tem alguma ventoinha travada?

Reinicialização Automática. Desliguei a Reinicialização Automática do sistema em caso de Falha, na tela de Inicialização e recuperação. Também verifiquei os itens da BIOS que levam a reinicialização automática em caso de falha. A ideia é garantir que a gente consiga ver as mensagens de erro que aparecem antes dos desligamentos repentinos.


SR. Está emitindo uma mensagem de problemas na leitura do disco. SR parece se referir a System Recovery.

MV RegClean - encontrou vários itens inválidos e foram eliminados. Repetindo a verificação até a limpeza final.

WinXP SP3 - é realmente um SP3. Será que isso funciona bem. Sempre prefiro o SP2.

Asseio Geral - desde o mouse, até o desligamento ordeiro, pode ajudar na manutenção do sistema. Será que as ventoinhas estão funcionando bem? Abrir a caixa para uma boa limpeza poderia ajudar.

Acompanhamento. Será que o problema continua? Qual dos itens aplicados corrigiu o problema?

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

dificuldades de navegação no Ajato

Bom, cá estou eu escrevendo novamente sobre as minhas dificuldades com o Ajato.

Por volta de meio dia de hoje (2011-08-11) comecei a perceber que alguns sites simplesmente não estavam respondendo. Mensagem na caixa de saída no Evolution, não conseguia ser transmitida de forma alguma.

Procedimento padrão nestes casos:


  • Soft reset - usando o configurador do Router, reset da conexão da rede local com o modem. Sem resultado. Isso as vezes funciona.
  • Hard reset - desligamento, aguardar um tempo, e religar o router. Sem resultado. Isso também em alguns momentos tem funcionado, em especial quando o soft reset não tinha funcionado.
  • hard reset do modem - desligamento, aguardar um tempo, e religar o router. Sem resultado. Isso me parece mais drástico mas é uma forma, por exemplo que receber um novo endereço IP. sem resultado.
  • 10666 - ligando para a central de atendimento (protocolo 39094467), a mensagem diz que existe problema na rede e podemos experimentar dificuldades de acesso com "alguns" sites. Com previsão de normalização para as 16hs. Não se consegue falar com a central neste caso... as 16hs parece que tenho acesso normalizado.
Mais Detalhes.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

AM - gravar os videos capturados na camera em DVD para preservar.

Muito bem. Estamos evoluindo. Agora temos um aparelho que reproduz blue-ray ligado a uma TV de LCD. Mas, estamos observado que as mídias gravadas anteriormente,
  • ou engasgam na hora da reprodução, no caso de cópia direta dos arquivos mp4 gerados na camera para o CD Gravável.
  • ou tocam, porem emitindo mensagem de incompatibilidade de formato no som, ainda no caso dos arquivos mp4, gerados pela camera e gravados diretamente em CD gravável.
  • ou em alguns caso de CD gravados com arquivos convertidos para mpg, que não conseguem reproduzir a imagem, apesar de conseguir apresentar o áudio.
  • ou em alguns arquivos gravados em CD, observamos uma perda de qualidade das imagens significativa.
  • um problema a parte é que não conseguimos gravar em DVD! No CD, tudo parece ir bem, mas no DVD não está sendo reconhecido pelo Windows XP.

domingo, 26 de junho de 2011

Vice01 - falta carinho.

Está claro que falta carinho para esta máquina. A cada dia um novo problema. Agora ele fica reiniciando não permitindo nem mesmo fazer o backup dos arquivos que precisamos preservar.

Logo depois de iniciar perdemos o acesso ao teclado e ao mouse.

Reiniciando em modo segurança conseguimos confirmar que as definições de memória virtual estavam corrompidas. Definimos o espaço de memória virtual com tamanho minimo igual ao tamanho máximo, procurando garantir uma nova alocação de espaço.

As limpezas usuais do ambiente windows e tudo parece esta funcionando bem.

Experimentando com os recursos de backup do Windows 7. Parece que este recurso é diferente (incompatível) dos recursos de backup e restore do Windows XP. Ainda estou experimentando com isso.

Secr02 - uma estação bem estranha.

Porque a impressora local parou de funcionar?
O problema é da impressora ou da instalação neste micro? Experimentar por partes. Impressora em outro lugar, outra impressora neste micro, etc.

Porque a configuração de rede é diferente?
IP: 10.107.51.40, mark 255.255.255.224, gw 10.107.51.37
enquanto os demais micros na rede local tem algo como
IP: 10.121.122.142, mask 255.255.255.128, gw 10.121.122.130?
Será que ele está ligado em switch diferente? Como checar?

Porque não consegui reinstalar o Win XP SP 2?
Não encontrei outra explicação alem de problemas com a unidade leitora de CD. Experimentarei uma outra hora com dispositivo externo.

Porque ele é tão lento?
O BlokFree certamente não ajuda neste caso!

sábado, 25 de junho de 2011

Med01 - um equipamento para servir de pivo.

Este equipamento estava parado aguardando instalação, mas vamos aproveitá-lo como pivo nos processos de manutenção pendente.

Num primeiro passo, vamos torná-lo operacional para servir de equipamento alternativo durante os trabalhos de recuperação dos outros equipamentos que estão precisando de manutenção.


sexta-feira, 24 de junho de 2011

Ajato .... Absurdo....

As 09:50 de hoje (24/06/2011 - sexta feira) recebi no celular uma ligação (número Desconhecido ) de alguém se identificando como Central de Atendimento Ajato, dizendo que estava ligando para confirmar o antedimento às minhas solicitações. Dando a entender que se tratava de algum tipo de controle de qualidade do atendimento.

Confirmei com ela de que realmente havia feito o pedido, mas que o problema continuava. De início, ela quis agendar uma visita técnica para atendimento da ocorrência. Será que o chamado faz parte do ataque de bandidos que usam a desculpa de atendimento técnico para entrar na residencia para promover um assalto?? Está com toda a cara disso.

Confirmei que este atendimento já havia sido programado, mas que  não havia sido cumprido por parte da TVA/Ajato. Consultando a "área técnica", a atendente Gabriele confirmou a pendencia!

Para manter os meus registros solicitei o protocolo de atendimento, ao que estranhamente, ela diz que, como foi ela quem fez o chamado, o protocolo não é gerado! Como assim, os operadores da Ajato começam a fazer ligações para os clientes sem uma ordem de serviço, sem um protocolo, sem um controle, sem um registro?? Ao meu pedido ela estaria gerando o protocolo. Isso está me cheirando a ataque dos bandidos... estaria a Ajato mancomunada com a bandidagem? Depois de insistir em ter o protocolo consegui o número 38090438! Como confirmar que isso é realmente deles?? Ou seriam bandidos?

Reclamei do fato delas me ligarem para confirmar o atendimento à solicitação, quando a solução ainda não foi atendida. Mesmo com os prazos estourados.

Solicitei que me confirmasse um prazo para o atendimento.  Ela me disse que estaria enviando um eMail para agilizar o atendimento. Insisti num prazo para o atendimento, que ficou determinado para até amanha (25/06). Afirmei a ela que ela perde a conta se o serviço não for atendido no prazo especificado por ela.

Procurei deixar claro que estou deixando os serviços da empresa pela absoluta incompetência!