- ou engasgam na hora da reprodução, no caso de cópia direta dos arquivos mp4 gerados na camera para o CD Gravável.
- ou tocam, porem emitindo mensagem de incompatibilidade de formato no som, ainda no caso dos arquivos mp4, gerados pela camera e gravados diretamente em CD gravável.
- ou em alguns caso de CD gravados com arquivos convertidos para mpg, que não conseguem reproduzir a imagem, apesar de conseguir apresentar o áudio.
- ou em alguns arquivos gravados em CD, observamos uma perda de qualidade das imagens significativa.
- um problema a parte é que não conseguimos gravar em DVD! No CD, tudo parece ir bem, mas no DVD não está sendo reconhecido pelo Windows XP.
Observando no painel do BlueRay, anotamos a resolução que gostamos (qualidade aceitável) e a resolução não aceitável para tentar gerar os novos arquivos na resolução correta.
Alternativamente pensamos em usar o WinFF para fazer as conversões de formato. Instalamos, mas não chegamos a utilizar ainda.
As conversões para o padrão desejado com o Format Factory parecem ter sido satisfatórias.
Como o Windows não está reconhecendo o gravador de CD como Gravador de DVD, tentamos a gravação dos videos usando um boot de Ubuntu 11.04 em pendrive. O aparelho de DVD foi reconhecido e a gravação começou mas concluiu com erro indifcando que o disco resultado poderia estar danificado. E realmente o disco não conseguiu ser lido nos DVD ou no BlueRay. Alternativamente, estamos pensando em substituir a unidade gravadora de DVD por um novo. Gravando os arquivos mpg convertidos com o format factory em CD gravável, agora configurado de acordo com os padrões aceitáveis de resolução e formato, eles tocaram perfeitamente, tanto no DVD quanto no BlueRay.
Começamos a brincar com o Windows Movie Maker que pode ser útil para documentar e adornar os vídeo gerados pela camera.
Suspeitando do dispositivo de gravação de DVD instalado, optamos por adquirir um novo hardware. Desta feita, um com interface SATA. O anterior era de interface IDE. Instalado, e testado para leitura ok. Apesar de observar que inicialmente, ao ser instalado pelo plug-and-play, ele havia assumido a letra E: no Windows, enquanto deixava a letra D: para o dispositivo IDE antigo.
Tentativa de gravar os arquivos pelo item "copiar para CD" do Windows Explorer, desta vez, com menos arquivos, para demorar menos. Falhou novamente deixando a mídia inutilizada. Não parece ter nada gravado nela.
A tentativa de gravar com o Ubuntu, pelo mesmo processo, direto pelo Nautilus, também resultou em disco danificado com a mensagem no log de erros:
BraseroChecksumImage called brasero_job_get_current_trackBraseroChecksumImage Setting new checksum (type = 2) 865157da01b5195c935f5c756987a657 (efbb44dfe724bd50fd1094cde3e330f4 before)BraseroChecksumImage called brasero_job_errorBraseroChecksumImage finished with an errorBraseroChecksumImage asked to stop because of an error error = 27 message = "Alguns arquivos podem estar corrompidos no disco"BraseroChecksumImage stoppingBraseroChecksumImage closing connection for BraseroChecksumImageSession error : Alguns arquivos podem estar corrompidos no disco (brasero_burn_record brasero-burn.c:2862)
O MAC nos passou duas dicas, a primeirra de configuração do Windows, e a segunda de tentar gravar usando alguma versão gratuíta do Neto. Ambas as dicas foram muito boas.
Uma rápida busca no Google, e encontramos "Windows XP não Grava DVD"!
Dito isso, seguimos a segunda dica! Baixamos a versão gratuita do site do Nero, e gravamos o DVD, funcionando perfeitamente. Nos dois dispositivos de gravação, sem maiores problemas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário