domingo, 19 de outubro de 2008

Rato e Teclado mortos.

Mais um caso de sentimentos feridos em aparelhos (ou seriam máquinas?).

Echo ligou dizendo que ao reinstalar o micro no apartamento de LA, o rato e o teclado estavam mortos. O primeiro diagnóstico sem uma maior anamnese foi de que eles haviam sido instalados invertidos. Echo me garantiu que não, observando que os plugs eram coloridos... sim, são, mas vale a checagem. De qualquer forma, ele preferiu trazer as partes para testarmos na bancada.

Teste de teclado, falhou, mas este deve ser um teclado antigo, que se misturou na mudança e já não funcionava anteriormente. O outro teclado, sim, aquele que ele usava antes da mudança, funciou bem.

Mouse. Sim este funciona normalmente. Notei no entanto que os equipamentos mais modernos não tem entrada dim, minidim para eles. As seriais Db9 ou Db21 já haviam sumido anteriormente.

Tanto o teclado bom quanto o mouse funcionaram bem quando ligados de volta ao micro dele. Aparentemente o problema esta no processo de ligação do equipamento. O cabo de força deve ser o último a ser conectado ao equipamento, depois de todas as conexões feitas e conferidas. Mesmo assim, devemos considerar deixar a chave geral do micro desligado (chave virada para a bolinha). Conferir também a voltagem para a correta.

Observe que tanto o mouse quanto o teclado, devem ser desplugados ou plugados com o equipamento desligados. Claro que em alguns casos, esta regra pode para excesso, mas em caso de dúvidas (better be safe, than sorry!). Noto que alem das conexões eletricas destes dipositivos devemos considerar as conexões lógicas (software) que são necessárias para o bom funcionamento. Por exemplo, o Windows com os recursos Plug-and-Play tenta fazer o reconhecimento quando o recurso é "espetado"!

De qualquer forma, a minha explicação para o caso é, o micro ficou ciúmes da Cici levada para passear todos os dias. E ele não!!! Portanto, não trabalha. Mais um caso de sentimentos exacerbados dos aparelhos.

Nenhum comentário: