sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Echo Note - tá morto

Com a queixa de estar morto, o Echo Note está de volta à bancada. Gostaríamos de dar uma sobrevida a este equipamento para uso em um treinamento de photoshop. Vamos ver o que é possível fazer.

Começamos a pensar também em uma estrutura de backup dos dados dos diversos equipamentos desta rede. Um possível HD Externo compartilhado por este coletivo.

Algumas observações sobre o uso podem dar maior conforto neste caso.



O adaptador que está com a máquina seguramente é meio suspeito. Não é da mesma marca do equipamento e testado mostrou que está fora das especificações exigidas pela máquina.

Levado para o Zé, confirmou-se que com um adaptador mais confiável a máquina ligou. As especificações da máquina são boas e a ideia de usar em mais este treinamento parece ser promissora.

Com algum tempo de uso, enquanto se carregam as baterias, a máquina desliga. Provavelmente por causa do superaquecimento. As saídas de ar parecem estar obstruídas soltando muito pouco ar.

Uma bateria nova para esta máquina, somente por encomenda por R$250,00 será que vale? Quatro semanas de prazo de entrega com garantia de um ano.

Tela vazadas em alguns pontos.

Parece que as noticias de falecimento desta máquina foram realmente precipitadas. A máquina está funcionando bem e deve ter ainda alguma sobrevida. Vamos a algumas recomendações.

SuperAquecimento

O SuperAquecimento parece estar relacionado com a obstrução dos sistemas de refrigeração do equipamento. Por sua vez, isso pode estar relacionado com o uso inadequado.

É preciso garantir a boa circulação do ar durante o uso. Para isso, manter o equipamento sobre uma superficie rigida e lisa. Evitar o uso sobre material macio e/ou maleável (cobertor, roupa, sofá, etc).

Providenciar a limpeza dos dutos de ventilação periodicamente. Em especial, se observar diminuição do fluxo de ar entre as aberturas, ou o superaquecimento do gabinete.

Adaptador

Procurar seguir as especificações do fabricante para o adaptador. O uso de adaptadores universais deve se restringir às emergências. Em uso corrente, devemos optar por adaptadores específicos, dentro dos parâmetros recomendados.

Bateria

Protegida podemos dar uma sobre-vida à bateria. Procurar dar a carga máxima sempre. Gastar a carga até o fim.

O custo deste componente é alto e a sua reposição é demorada.

Editor de Imagens

Se vamos usar esta máquina para os exercícios de edição de imagem, vamos instalar a última versão do Gimp aqui para incentivar o seu uso.

Antivirus

Estava desatualizado e desligado por falta de registro. Ajustei isso com a licença disponivel. Rodando um scan completo ao bootar, encontramos diversos problemas que estamos corrigindo.

Navegadores

Navegadores desatualizados. Atualizados e instalado o Chrome.

Disco Cheio

O antivirus não conseguiu movimentar os arquivos pois o sistema está com o disco muito cheio.

Windows

Ajustes por performance, atualização para sp3. Parece que durante os processos de limpeza (virus) do sistema, perdemos o arquivo ndis.sys. Estou tentando a cópia do arquivo de outros sistema.

Memória

Será que cabe aumentar a memoria RAM? Pode ser caro. Vamos ver se isso estiver incomodando, pensaremos no caso.

Nenhum comentário: