segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Charlie - Morse B ao Ligar....

Ele toca a letra B ao ligar e não vai para frente.  Isso parece indicar que foi encontrado algum problema com os recursos de vídeo. Sapphire HD4850 em um Asus P5K Premium.

Uma boa aspirada para retirar a sujeira das ventoinhas não deve fazer mal.

Depois de um problema com o sistema de spool para a impressora de rede, estavamos tentando atualizar o Windows! Podemos ter tido problema com o GodMode que no Vista é um pouco diferente. Em especial, no 64 bits.

A criticidade dos dados não copiados do disco a ser considerada. Criar um novo disco de sistema com o Wndows 7 a ser considerado.

Precisamos de uma atualização na estrutura de anti-virus que parece estar vencida.

Limpeza

Espero que o rato que morava nesta caixa não reclame de frio depois que tiramos os ninhos dele deste gabinete.

Boots Alternativos

A ideia de ter boots alternativos nesta máquina pode ter ajudado. Tentei retirar o GodMode mal instalado na partição Vista usando a partição XP que não estava sendo utilizada ultimamente. Aproveitei para atualizar esta instalação para futuros usos em caso de necessidade.

Spooler

O que aconteceu com o Spool de impressão? Porque ele parou de funcionar? Como restaurá-lo? A busca pelo "paciente zero".


Ainda continuo obtendo a mensagem de que houve algum problema entre este micro e a impressora na área chamada Spooler. A tentativa que me resta é desativar esta impressora, desinstalar, e reinstalar.

Verificar se o serviço Spooler está iniciado corretamente. Verificar se as impressoras desejadas aparecem corretamente no painel de controle, impressoras. Verificar se existem arquivos em c:/windows/system32/spool/printers ! Eliminar todos os arquivos desta pasta. Pode ser necessário reiniciar o computador depois destes procedimentos para validar o que foi feito.

Referencias:

Uma atualização do sistema

Qual é a estrutura de dados em uso nesta máquina. Não me lembro mais o que tinha feito aqui. Tenho revisar isso pois acho que o disco está bem cheio e precisa de um pouco mais de espaço.

Por enquanto, vamos fazer a atualização geral do sistema com todos os pacotes que o windows quer atualizar.

Uma ideia é aumentar a capacidade de disco, colocando mais espaço aqui. Nesta ocasião, simplesmente colocamos um novo sistema e deixamos o sistema atual como disco de dados.

Um problema é de uso. Como convencer o usuário a manter o sistema atualizado e limpo? Parece que diversos componentes deste sistema precisavam de atualização. Isso seguramente toma algum tempo, mas pode tornar a utilização mais agradável, sem grandes contra-tempos.


GodMode

O problema de crash do Explorer estava relacionado com o GodMode mail instalado. No Vista, em especial no 64 bits, o God Mode precisa ser instalado pelo Explorer e não deve ser feito diretamente sobre o Desktop.

AntiVirus

O Antivirus avira venceu. Vamos tentar o Avast aqui! Em uma primeiro execução, o Avast achou alguns problemas com arquivos infectados que estamos movendo para quarentena.

No Vista e no Win7 o Avast guarda o seu log de varredura em C:\ProgramData\AVAST Software\Avast\report\aswBoot.txt Anotei isso aqui porque levei um certo tempo para descobrir onde ele deixou este log.

Em um dos chkdsk que fiz dois arquivos (onefile.dld e ashwebsv.ws) aparecem corrompidos, mas parece estar relacionado com os virus movidos para quarentena pelo avast.

Backup Externo de Dados

Como convencer os usuários sobre a conveniência de manter os dados (fotos, documentos, etc) em configurações externas, possivelmente com duplicidade? Parece que os dados no disco de sistema, não é tão conveniente.

O Backup CompletePC do Windows Vista exige que o disco de destino do Backup esteja formatado em NTFS. É realmente um  processo bem lento, o que pode indicar que está sendo bem feito. A prova do pudim é feita na hora de comer. A prova do backup é feito no restore.



A Opção por Performance

Na busca por performance, passei a configuração deste micro para priorizar as aplicações ao inves da apresentação, ajustei para um tamanho fixo de memória virtual para minimizar a fragmentação do disco, e apliquei uma desfragmentação manual.



Nenhum comentário: