quinta-feira, 19 de maio de 2011

HAL está errático novamente....

As queixas começaram a se acumular sobre este ambiente..... o Pegasus falha em alguns envios... alguns programas como Excel deixam pedaços de programas rodando ao final o que parecem impedir que os arquivos se fechem normalmente.... errático, enfim....



Vamos ao procedimento padrão de limpeza em geral, desta feita acresctando um scan contra virus usando o ClamAv trazido em um pendrive. Pouco parece ter sido encontrado de novo por este software.

O ComboFix tampouco encontrou algo mais interessante. Todos os itens apontados são conhecidos e aceitos. O mesmo acontecendo com o Hijackthis!

O MV RegClean atualizado para a versão 6.0 apontou alguns itens no Registro quebrados que limpei sem maiores reflexões.

Tentaremos ainda os procedimentos de limpeza em modo segurança. Mesmo em modo segurança, não foram encontradas outras anomalias neste ambiente. Continuamos a busca porem sem grandes novas idéias.

Os velhos programas de limpeza do disco, desfragmentadores e verificadores da microsoft também foram aplicados.

Parece que o driver da placa de rede ficou com algum defeito neste processo e não estou conseguindo me conectar à rede. Não entendo bem o porque, mas parece que o driver da placa não consegue completar o processo de conseguir um endereço ip válido do DHCP mais proximo, no meu caso um router. Ao tentar ipconfig /renew aparece a mensagem "windows xp erro ao renovar interface conexão local o servidor rpc não está disponível"! Um problema bem parecido está descrito no forum, mas ainda sem solução.

Parece que o problema não está no fornecimento do endereço IP, pois forçando-se o endereço tampouco conseguimos navegar.

Me parece que ao limpar a configuração deste pc, acabei por desligar indevidamente algum serviço essencial para o seu funcionamento. Segundo Iniciar > Executar > services.msc tenho acesso aos serviços da configuração. Mas, como achar o serviço que foi indevidamente desligado?

Antes de continuar, backup (Iniciar > Todos os programas > Assessórios > Ferramentas do Sistema > Backup ). Ele já é tardio. Pelo tamanho do disco 160gb, parece que o backup não cabe em estruturas fat32. precisamos mesmo de NTFS. Dá um pouco de trabalho, mas backupearás! Não entendi bem porque ele pede um diskete de 1.44mb ao final. O que ele grava neste disco? Ele é essencial para algum tipo de restauração? Porque ele não gravou tudo no arquivo de backup? Como eu sou paranóico, não confiarei neste backup!

O procedimento de restaurar uma configuração anterior do windows XP (Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Ferramentas de Sistemas > Restauração do Sistema ) para uma posição antes de começar a limpeza parece ter funcionado restaurando o acesso à internet.

Mas, sempre fica a dúvida do que foi que causou o problema? Qual foi a parte do processo de limpeza que causou o problema com a conexão à rede? Vamos tentar descobrir isso, usando cada um dos recursos de limpeza um a um. Claro tomando o cuidado de tomar pontos de restauração a cada passagem. Será que consigo achar qual dos serviços do sistema estava mal configurado comparando os serviços em funcionamento agora com uma cópia do estado enquanto não funcionava?

Limpeza do disco, eliminando arquivos antigos, e desfragmentação. Estranhamente o desfragmentador aponta problemas com alguns arquivos, mas no relatório não aparece nenhum arquivo com problema de desfragmentação. Criado ponto de restauração. Reiniciando.

Observamos que o sistema de áudio está funcionando com os recursos do windows mas não com os navegadores (Opera, Mozilla, Internet Explorer, por exemplo). Será que é algum problema com o driver?  Encontrei algumas idéias interessantes aqui sobre este problema. Algumas coisas ainda a serem tentadas. Atualizar o driver de áudio baixando da Asus, atualizar o Adobe Flash Player.

As vezes me sinto como um tatu, andando para traz. Como tenho problemas com os drivers de audio, baixei algumas informacoes em formato pdf do site da ASUS. Mas, para isso parece que o navegador precisou de recursos java. o documento pdf nao conseguiu ser lido pelo Adobe Reader instalado, baixando a nova versao do Reader. Mas, para escrever estas notas observei que o teclado esta deconfiguradao. O meu teclado e abnt2, mas nao estou conseguindo instala-lo nesta configuracao. Sim.... o mal existe. Nao, nao consegui ler o documento baixado da ASUS, ao menos nao neste ambiente.

Tentando baixar um driver de audio para este ambiente. Parece que tenho algum tipo de conflito que mantem os meus drivers de audio nesta configuracao com a marca de alerta.

Em desespero, estou reinstalando o windows XP, na mesma partição, só que em outra pasta. Espero algum dia poder comparar as versões para tentar entender o que está acontecendo.

Como a versão inicial se tornou cada vez mais danificada (não permitia mais a edição dos Registry, não permitia mais o retorno de configurações anteriores ou salvas as configurações, etc) optamos por reconstruir o ambiente sobre a pasta nova de windows que gravamos (WinXP).

A solução de instalar uma nova "incarnação" do Windows XP sobre a mesma partição, mas com o nome de pasta diferente funciona bem. Ela acrescenta um linha às opções de boot que pode ser adequadamente configurada pelo msconfig, colocando-se na ordem desejada e selecionando a opção da sua preferência.

A reinstalação dos programas de sua preferencia também não é dificil! Se o programa realmente é instalado dentro do Windows como é o caso do Office é necessário fazer a sua reinstalação. Mas se o programa é instalado em pastas independentes no ambiente, basta fazer a conexão com o programa anteriormente instalado como por exemplo criamos um link para o programa de cliente de eMail Pegasus, aproveitando todas as configurações anteriores.

Novamente, as tentativas de utilizar os recursos da Microsoft Windows Recovery Console foram pouco efetivas. Tentei usar as instruções contidas aqui, mas isso ainda fica para uma proxima oportunidade.

Bom.... Se está funcionando, não conserta!!! Algumas coisas que ficaram para uma outra oportunidade:

  • Como usar o Microsoft Windows Recoveru Console?
  • Como desinstalar o Windows antigo que ficou capenga? Afinal ele está ocupando espaço!
  • Qual é o Office que roda no Windows XP? Será que eu posso atualizá-lo para os mais recentes?
  • Estou usando o Firewall do Windows aqui. Será que deveria trocar por algum outro? Me lembro de ter usado o ZoneAlarm em outras instalações.
  • Qual era o serviço que foi desligado para a rede não funcionar? Comparar as listas de serviços naquela configuração com a atual pode ajudar. Mas é a paciencia para fazer este serviço? de onde viria. Também fica faltando descobrir quem fez este desastre na configuração. MV RegClean, ComboFix, Limpeza do Disco, Desfragmentação, são alguns dos softwares que tinha usado na configuração quando chegamos a configuração com problemas.
  • O Registry acabou ficando bem danificado. Como recuperá-lo? Que procedimentos podem ter danificado? O que pode ser feito para recuperá-lo?
  • A placa MultiMidia ainda não tem o driver correto. Ainda tenho que procurar isso para a configuração.

Nenhum comentário: