segunda-feira, 11 de abril de 2011

virus de pendrive

Estamos atacando o problema do virus no pendrive da AKZ.

Queixa. Inseri o pendrive em meu computador e apareceu uma tela gigante dizendo que havia virus em meu pendrive.

Tenho de jogar fora o meu Pendrive? Não. Basta retirar o virus do pendrive e continuar a utilizá-lo normalmente.

Ubuntu em live CD. Com um Ubuntu em LiveCD, apagamos os arquivos do virus (autoexec.bat, autorun.inf, ca.exe, etc). Isso tão fácil assim.

No seu micro. Já no seu micro a história é outra. É preciso manter um anti-virus atualizado em sua máquina. Depois de atualizar o antivirus, faça uma varredura completa para eliminar as pestes instaladas. Alguma ferramentas, como o ComboFix e o Hijackthis podem ser usadas para eliminar as pestes mais renitentes.

Desativar Autoexecução. É bem confortável ver o seu video assim que a porta do seu CD fecha.... mas isso implica em execuções automáticas que nem sempre são desejáveis. É assim que o virus infecta a sua máquina sempre que você coloca o PenDrive. Para desligar a opção de Autoexecução (autoexec.bat, autorun.inf, etc), experimente Executar, gpedit.msc, configurações de computador, modelos administrativos, Sistema, Desativar AutoExecutar.... não se confunda com a dupla negação, clique em ativar e selecione todas as unidades.... e ok em seguida.
Para que isso tenha efeito é necessário executar ainda o Iniciar, Executar, GPUPDATE. Pronto agora os virus não se iniciarão mais ao ser inserido o pendrive.


Referências.

Nenhum comentário: