quinta-feira, 17 de julho de 2008

Alguns programinhas estranhos.

Andando por este mundo, observo o uso de alguns programinhas bem estranhos :

gpedit.msc
Executado da linha de comando do Windows XP ou mais recente, o recurso permite a alteração de configurações do sistema operacional e prerrogativas de usuários. Veja um tutorial sobre o comando.

Tweak UI
do conjunto Microsoft PowerToys for Windows XP para fazer sumir as informações de mensagens recebidas na tela de logon do Windows XP. Bom, eu não tinha idéia de onde estavam chegando aquelas informações, não sabia o que fazer com elas. não as tinha solicitado. Este programinha, funcionou bem. Parece fazer muito mais coisa.

SFC.exe
Executado da linha de comando, este programa (SFC - System Files Checker) é capaz de corrigir problemas do Windows. Veja um Tutorial.

services.msc
Executado da linha de comando do Windows XP, este utilitário serve para ver e configurar os serviços da máquina.

control userpasswords2
na linha de comando, para controlar quem pode fazer o login automático, sem precisar digitar a senha. Check a caixa "Os usuários ...", assim você pode selecionar o usuário que não precisará digitar a senha. Agora desmarque a caixa de "Os usuários... "! Dê OK! em seguida. Vai aparecer uma caixa de definição. Defina a senha que você quiser! Você não vai precisar digita-la mesmo!
O processo é um tanto enigmático mas funciona. Você define que que os usuários precisam digitar a senha para se logar, depois seleciona o usuário que não precisa se logar clicando em seu nome, e desmarca a obrigatoriedade de se logar. Desta forma, você obriga a todos que se logem, exceto este que você elegeu como o usuário favorecido pela regra.
Isso é útil quando um dos usuários é mais frequente do que outros para este equipamentos. Usei isso também porque o Windows estava tentando logar como Administrador logo no boot quando não há necessidade.
Um problema que observei com esta opção, é quando os reboots estão sendo feitos automaticamente (por um instalador, por exemplo) podemos ir parar em perfil errado.

Verificador de Segurança
do site da microsoft você tem um verificador de segurança! Mas você confiaria nele??

procexp.exe - Gerenciador de Processos
Um gerenciador de processos do windows um pouco mais efetivo do que o encontrado no gerenciamento do windows. Atualmente Process Explorer v11.32.

sfc
Windows File Checker - é um utilitário do próprio Windows que verifica se alguma de suas partes está está corrompida. Veja mais sobre ele. Uma opção interessante é a sfc /scannow que faz as verificações de imediato.

msinfo32
Mais um programa do Windows que normalmente não é visível. para executá-lo, procure em iniciar, executar e digite msinfo32. Com ele você pode ver os recursos de hardware, componentes, ambiente de software, configurações de internet, e aplicativos office.


Nenhum comentário: