sexta-feira, 11 de maio de 2007

Scanner, scanning, ocr, copia, chupação em geral.

Tem sido cada vez mais frequente a utilização dos recursos de scan de documentos. Ainda que utilizando configurações bem caseiras tenho conseguido bons resultados. Estes registros procuram evitar o caminho das pedras, mas seguramente não é substituto para a leitura dos manuais.

Algumas notas sobre o processo de Scanning.
Antes de começar a descrever os trabalhos que tem sido desenvolvido, cabe observar que o scanning envolve partes especialmente sofisticadas. Em software, alguns dos mais sofisticados programas são usados para obter um bom trablho como no caso de editores de imagem como o Photoshop e recursos de ocr, reconhecedores de caracters. Em ambiente multiprogramados (windows, linux, etc) controlar a interação entre programas pode ajudar no processo de obtenção de boas imagens. Já em harware, os scaners tem componentes mecanicos, elétricos e opticos interagindo o que torna o processo razoavelmente complexo. Todo cuidado é importante para obter um bom resultado. Um bom artigo sobre estas questões básicas pode ser encontrado em:
Observando os aspectos opticos do processo, somos alertados para o constante asseio para os recursos de digitalização de imagens. Poeira, marcas em geral, prejudicam a qualidade do trabalho realizado.

Scan de trabalhos escolares manuscritos para gerar PDF e disponibilizar na internet.
Trabalhos escolares manuscritos foram scaneados para gerar arquivos PDF para disponibilização pela internet. Estaremos utilizando o Microsoft Office Document Imaging, com um scanner Genius CollorPage Vivid III e Adobe Professiona 7. As primeiras tentativas geraram arquivos gigantescos tanto em formato TIF quanto em formato PDF. Procuramos diminuir o tamanho fazendo a captura em branco e preto, com resultados pouco satisfatório. A melhor configuração foi conseguida scaneando à cores mas com densidade de 100ppi e sem a qualidade de revista no original. Os arquivos com 6 página A4 ficaram com cerca de 500kb.

Manchas Azuis em partes fixas dos documentos Scaneados.
Os documentos scaneados estão apresentado manchas azuis que aparentam ser vazamentos de luminosidade durante o processo de copia. Ainda tenho que investigar melhor esta falha. Dicas e sugestões são benvindas


Copia de Documentos fiscais para envio ao escritório de contabilidade



Fotografias em papel sendo convertidas para o formato digital




Nenhum comentário: