sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

YeaST: Manutenção....

Queixas...


  1. Falha no primeiro boot, aparecendo uma tela em branco.
  2. Muito lento, tanto no boot quanto em rodar.
Melhor colocar na bancada para avaliações. Dá para melhorar a performance o suficiente para tornar o sistema utilizável? Melhor mudar a configuração de alguma forma?


Começando do começo.

Uma limpeza geral, off line. Uma primeira coisa é a perda do setup, pedido para que se pressione F1 ou F2 para ajustar a configuração de BIOS. Será que a bateria de CMOS está drenada e precisa ser substituída?

Limpeza do disco, excluindo os arquivos desnecessários. Limpando a lixeira.

A opção de indexação dos arquivos estava ligada, isso toma um tempo adicional do sistema. Desligando.

Desfragmentando o disco em busca de melhor performance.

Chkdisk agendado para o próximo boot.

Uma primeira varredura com o Antivirus insalado! Sim, sempre vale a varredura completa, mesmo que o monitoramento esteja ativo. Algum ser indesejado pode ter passado!

O boot pode estar mais demorado por ser uma configuração com dual boot, windows XP e Ubuntu. Reduzir os tempos de espera entre as seleções. Manter a configuração de boot default com o Windows XP.




Bateria CR2032 da CMOS drenada

Anteriormente, acredito que a placa informava problema de perda de Setup por causa de bateria drenada. Agora, ele só mostra que perdeu o Setup e pede para Entrar na configuração ou carregar a configuração padrão. Isso é ruim pois não fica claro que o problema é com a bateria.

Conferindo a voltagem da bateria, fica claro que ela está praticamente vazia e realmente não deve estar conseguindo manter armazenada a configuração na memória CMOS.

Problema é que a gente nunca tem estas baterias sobressalente. Mais uma incursão na Santa Ifigenia para comprar esta peça. Comprei duas sobressalentes que vou deixar na minha pasta de CDs de mão. Espero me lembrar que eu as tenho quando precisar delas. R$3,00 cada me parece um preço justo, porem o procedimento como um todo, me aborrece bastante.

Quanto tempo deveria durar estas baterias? Algum ajuste nos procedimentos que ajudem a preservar esta bateria? Maquinas que ficam desligadas por muito tempo, consomem mais estas baterias? Ligar com mais frequencia, aumentaria a vida útil destas baterias?

A substituição da bateria por uma nova resolveu o problema de perda de configuração, não estando mais pedindo para restaurar a configuração. Fiquei curioso para saber por quanto tempo dura uma bateria nova nesta configuração. Será que consigo alterar o comportamento de uso desta máquina aumentando a frequencia de uso do  equipamento?

Svchost.exe com alto consumo de CPU.

Durante o processo de atualização das diversas partes do sistema, tentei atualizar o MS Office 2007 com um pacote de atualizações do Windows Update. Já tinha feito as atualizações recomendadas pelo Windows Update sem maiores problemas, apesar de alguns reboots solicitados.

O problema parece estar relacionado com a sequencia de atualizações no Windows Update. Por algum motivo, neste caso por falha na bateria da CMOS, as data/horas das atualizações podem ter ficado conflitantes, deixando  a atualização confusa e consumindo toda a CPU.





Ajustes de Performance.

Muitos são os itens de performance, alguns são mais efetivos do que outros.






Atualização de Software

Alem do componentes do Windows, uma série de aplicativos precisam ser atualizados para as versões mais recentes.
  • Avast antivirus
  • Mozilla Firefox

Limpeza por Software

A minha ferramenta de limpeza atualmente de sido o CCleaner. Com ele, fiz a limpeza geral nesta máquina procurando deixar somente o necessário. Mesmo em sua versão gratuíta, este software me atende totalmente.

É impressionante a quantidade de itens que acabam sendo instalados durente o uso, mesmo que seja uma máquina de uso eventual.

Um escaneamento completo usando o antivirus Avast é oportuno depois das diversas alterações implementadas a este sistema. A estrutura de registro deste software ficou um tanto sofisticada e preferia quando o uso era menos restrito, mas ainda funciona muito bem.

Drivers desatualizados







Um backup na sua forma atualizada?

Terminada a manutenção, é sempre bom termos uma cópia da versão final entregue para futuras referencias e também para consolidar o conhecimento do procedimento.





Dual Boot com Ubuntu

Isso também pode ser interessante. O segundo boot tinha um Ubuntu 9.04 que atualizei para Ubuntu 12.04 LTS. Just in case!

Calibrar os tempos de espera nos menus de boot (Windows, GRUB, etc) para melhorar o tempo de espera durante o boot! Deixamos o grub iniciar por default o Windows XP e reduzimos o tempo de espera.

Reinstalação

Primeiro tentativa, primeiro fracasso

Ainda em dia muito quente (2014-02-08), suando bicas, tentei a reinstalação. Apesar da grande quantidade de improvisações (gambiarras), coloquei o Powerline na linha!

Ao tentar religar o micro, simplesmente não dá sinal de vida. Isso já havia acontecido antes. Mas quando reduzi a carga de componentes instalados, ele voltou a funcionar normalmente. Estava certo de que estava funcionando bem.

Tentei estruturar melhor as linhas de força para a bancada, para ver se melhorava, mas não tive sucesso. Suando demais, volto para a minha bancada sem conseguir colocar o PowerLine para funcionar.

Colocado de volta na bancada, o equipamento funcionou normalmente!!!


Referências

  1. XP Definitive Performance Tweaking guide - uma lista gigante de dicas de ajustes para performance. isso pode ser divertido.
  2. Black Viper’s Windows XP Super Tweaks - outra lista grande de ajustes, possivelmente com sobreposição, mas que também pode ser divertido.
  3. Virus em pendrive - apesar de ativo, o anti-virus nem sempre consegue bloquear os programas indesejáveis, como alguns virus de pendrive.


Nenhum comentário: