domingo, 10 de novembro de 2013

Hal7: Status 0XC000000F

Agora ele parece morto. A tela sempre volta com Status 0XC000000F e pedindo para usar um Recovery Disk que, claro, eu não tenho. Estas são as minhas anotações sobre o caso.

Boot Manager:
Windows failed to start. A recent hardware of software change might be the cause. To fix the problem:

1.Insert your Windows installation disc and restart the computer.
2.Choose your language settings, and then click "Next".
3.Click "Repair your computer."

If you do not have this disc, contact your system administrator or computer manufacturer for assistance.

Status: 0xc000000f

Info: The boot selection failed because a required device is inaccessible.




Qual é o meu Windows 7?

Está pode ser uma pergunta idióta, mas parece que existem dois Windows 7. Um para sistemas 32 bits enquanto o outro é para sistemas 64 bits. As instruções How Do I Find Out If I’m Using 32 or 64-bit Windows 7? não se aplicam pois não consigo iniciar o meu computador. Isso pode siginificar que eu deveria ter anotado em algum lugar qual é a versão do Windows 7 instalada neste ambiente. As minhas notas indicam que ele seria um Windows 7 de 32 bits.... Vamos continuar com os procedimentos acreditando nesta informação.

Criando um Disco de Recuperação do Windows 7.

Um disco de Recuperação do Windows 7 pode ser criado a partir de uma instalação Windows 7 seguindo as orientações de Create a Windows 7 System Repair Disc. Procurei entre as minhas máquinas virtuais (VirtualBox) uma máquina Windows 7, no caso 32 bits, para criar um CD de Recuperação seguindo os passos, Painel de  Controle, Sistema e Segurança, Backup e Restauração, Criar um disco de Reparação do Sistema. Por algum motivo, o Windows 7 no VirtualBox não conseguiu acesso para gravação ao dispositivo de CD onde tinha colocado um disco vazio.

Felizmente, seguindo as mesmas instruções, ao final é sugerido que se baixa as imagens de disco de recuperação em formato ISO, prontos para serem queimados em CD. No meu caso, usei o meu desktop linux Slackware com o g3b para gravar o CD.

Com Disco de Recuperação, Reparar do Windows 7.

Bom... Boot com o Disco de Recuperação, a tentativa de reparar o Windows instalado falhou pois o disco está corrompido.

Uma alternativa com o Disco de Recuperação é a restauração de backup. Felizmente, tenho uma imagem backup do disco, de alguns dias atras. 

A providencia de manter o sistema em duas partições pode ajudar neste momento. A particão que está danificada é a do sistema. A partição de dados está intacta. Por precaução faço uma cópia dos arquivos de dados para um HD externo usando o disco live do Hirens, procurando preservar os arquivos que ainda não estão no backup imagem.

Vamos tentar a restauração do backup.


Restore do Disco de Recuperação.

Com ou sem imagem no backup, fiz uma cópia extra da partição dos dados. Primeiro porque a recuperação pode não funcionar, segundo porque entre a data da perda e da ultima imagem de backup tem uns 3 dias, e terceiro porque nunca se sabe se/como estes procedimentos pouco usados (restauração) funcionam.

A restauração da cópia imagem completa parece ter funcionado bem. Ainda não tenho certeza do funcionamento deste processo, mas parece que ele reformatou as partições (sistema e dados) e recarregou as imagens dos arquivos para lá. Configurações gerais como usuários e senhas foram restauradas no ambiente. Ainda preciso ver como ficaram os logs de sistema para ver se encontro as origens deste problema.


 Referencias:


Nenhum comentário: