sábado, 23 de maio de 2009

sobre escaneamento de documentos....

Sempre que volto ao meu scanner tenho que lembrar das configurações que usei para cada serviço. Isso é muito chato. Vou manter a minha memória aqui. Espero que o alemãozinho "al" não apague elas daqui.

Do uso Geral do Scanner.
  • Melhore o contraste, pressionando o original contra o vidro do scanner, colocando um peso sobre a tampa.
  • Sim, você pode abrir a tampa do escaner enquanto a lampada retorna para a sua posição de descanso. O escaneamento é feito na ida da lampada.
  • Controle a densidade de pontos (ppi - resolução) para garantir a velocidade de escaneamento e a qualidade do resultado.

Escaneando um Livreto.
A capa e contracapa precisa ser em modo colorido, mas o texto em si, pode ser escaneado em tons de cinza. Por algum problema de ajuste, a primeira página escaneada não fica muito nitida, escaneie duas vezes a primeira página e dispense a primeira.



Escaneamento de Fotos.
Espero registrar aqui as minhas notas quando do escaneamento do acervo de fotos das familias Tong e Yasuda.
Sempre que possivel, desmonte a estrutura de album, pois alem de distorcer as imagens, forcam o dispositivo de escaneamento.

Escaneamento para OCR.
As tentativas de escaneamento para OCR tem sido um tanto frustrante. O registro das melhores práticas aqui, podem ajudar o procedimento a evoluir.

Num primeiro conjunto de fotos, pude observar o bom funcionamento do escaneamento de fotos preto & branco usando a opção de tons de cinza. As imagens ficaram perfeitamente aceitáveis.

Um comentário:

VILELA disse...

Gostei das dicas, agora já sei mais ...