sábado, 27 de dezembro de 2008

Cabeçalhos de Planilha no OpenOffice.

ComPoucaDor. Esta foi doída, mas registro aqui o problema, seus sintomas e sua solução para um processamento com menos dor nos processamentos futuros.

Processamento de planilhas com notas de alunos (tabela simples, com folhas distintas para cada turma). Para cada turma fui criando um cabeçalho distinto indicando no cabeçalho a que turma aqueles dados se referiam. Tudo funcionou bem por 4 turmas, na quinta e na sexta turma, tentei ser um pouco mais eficiente, fazendo os ajustes para ambas as planilhas simultanemente. Deixando para mudar somente o específico (indicativo de turma no cabeçalho) para cada uma das folhas...

Bom.... aqui começaram os meus problemas. O ajuste que fazia no cabeçalho da quinta folha era automaticamente copiada para o cabeçalho da sexta folha. Por sua vez, o ajuste que eu fazia no cabeçalho da sexta folha, era automaticamente copiado para a quinta folha.

A solução de fazer uma copia da sexta folha como uma sétima folha tampouco funcionou. Se copiada para o mesmo arquivo resultava no mesmo problema. Se copiada para um novo arquivo, perdia as características de formatação.

Bom.... podem rir de mim.... apanhei um bocado, até descobrir um recurso chamado de Estilo de Formatação (menu Formatar, Estilo de Formatação ou F11). Aqui encontrei o segundo botão com os estilos de página. Percebi que cada uma das quatro primeira folhas tinham o seu próprio estilo de formatação enquanto a quinta e a sexta planilhas compartilhavam uma tal de formatação Padrão. Dai foi só criar uma formatação para cada uma das duas ultimas folhas com o texto devido em seu cabeçalho e tudo voltou a funcionar bem.

Espero que estas notas me ajudem da proxima vez que me defrontar com este problema.

Notei ainda que a diferenciação entre folha selecionada e não selecionada é muito pequena. Podemos nos confundir e editar duas ou mais folhas ao mesmo tempo se elas estiverem selecionadas. Para evitar este problema, tente usar recurso de Editar/Planilha/Selecionar no menu. Bom isso, para o caso de ceguinhos como eu que tem dificuldade em diferenciar nuances.

Nenhum comentário: